quinta-feira, 4 de março de 2010

A colheita do mal

Segundo denúncia do jornal Folha de São Paulo, a Zynga, empresa responsável pelo popular jogoFarmville, ludibriou usuários do mundo inteiro, ao fazer que comprassem itens cujo dinheiro seria destinado às vítimas do terremoto no Haiti.



Ao que parece, a empresa doou apenas metade do valor arrecadado, que foi de 2,7 milhões de dólares. E mais: na cara-dura, o porta-voz da Zynga disse que é normal a empresa doar só parte do valor arrecadado quando faz campanhas humanitárias. Isso vai de encontro com o que foi publicado no blog da Zynga, que diz que 100% da renda da campanha seria revertida para apoiar o Haiti.
Não bastasse isso, ainda há outro detalhe: ao clicar no link da doação, a pessoa poderia escolher um desses valores: 10, 20, 30 ou 40 dólares. Só que o dinheiro não ia direto para as vítimas, mas sim era trocada por FV$, a moeda do Farmville. E além disso, era preciso plantar sementes de milho branco para efetivar a “ajuda”, em um tempo mínimo. Quem não conseguiu gastar todo o dinheiro plantando a tempo, não teria 100% do seu dinheiro doado.
A denúncia da Folha, se comprovada, acende a alerta para empresas que se aproveitam de tragédias humanas para lucrar com isso. Em momentos de comoção, muitos querem ajudar e acabam fazendo isso através terceiros, como foi o caso. Na dúvida, da próxima vez que quiser ajudar vítimas de enchente, terremotos ou tsunamis, procure uma doação oficial, onde você tenha certeza de que 100% do dinheiro doado vai realmente chegar a estas pessoas.

Retirado do blog Mundo Tecno: http://www.mundotecno.info/



Nenhum comentário: